Com fé na luta e em São José, SINTRACOM celebra dia categoria da construção

Foto: CTB-BA.

Feriado conquistado com muita luta e assegurado na Convenção Coletiva de Trabalho, o 19 de março celebra o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Construção. Para marcar a data especial, o SINTRACOM E A FETRACOM realizaram uma atividade na sede do sindicato, no Centro de Salvador, com debate político e sorteio de brindes. Neste dia, a categoria também reverencia São José, o seu padroeiro.

O presidente do SINTRACOM, Carlos Silva, destacou que o dia marca, também, as comemorações dos 105 anos da fundação da entidade. “Desde então, uma rica história de lutas e conquistas vem sendo construída por essa categoria que constrói coisas importantes para nossa sociedade. Um feriado merecido para quem tem fé em São José e fé na luta por uma vida mais digna”, afirmou.

Presente na atividade, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou a importância da categoria e das duas entidades. “Sempre digo que aqui é minha primeira casa de luta, pois acompanhei meu pai [Washington de Souza, líder histórico da Revolta dos Peões] em assembleias e, até, em passeatas. Nossa Central se orgulha de ter o SINTRACOM e a FETRACOM em suas fileiras, ajudando a fazer a luta de outras categorias e do nosso povo. É muito importante essa data para valorizar uma categoria tão essencial para o desenvolvimento de qualquer país”, destacou.

A presidenta da FLEMACON (federação internacional da categoria), Lucia Maia, leu uma mensagem da entidade, que reforça “a importância dos operários e operárias que, literalmente, ‘colocam a mão na massa’ para construir casas, hospitais, estradas e equipamentos de lazer, entre outros itens relevantes para a vida em sociedade”.

RECONHECIMENTO E CENÁRIO POLÍTICO

Representando a secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), Ângela Guimarães, o ex-sindicalista Everaldo Augusto lembrou das lutas que acompanhou na construção civil. “Com sua combatividade, o SINTRACOM e a FETRACOM honram essa categoria importante na economia de Salvador e da Bahia. Esse dia é para celebrar grandes conquistas ao longo desses anos, que eu tive o prazer de estar presente”, frisou.

Desta vez, a economista e coordenadora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, não falou de números. “Vim dar um abraço na diretoria e em vocês, que têm um sindicato atuante e que conquistou esse feriado. É um momento bom para o setor, pois o governo Lula retomou 14 mil obras paradas e o programa Minha Casa Minha Vida. Isso fez a economia crescer três vezes mais do que o esperado. Vocês podem se orgulhar da profissão que escolheram”, afirmou.

Quem falou sobre o momento político atual foi o presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo. O dirigente destacou a guerras entre Rússia x Ucrânia e o massacre que Israel impõe ao povo palestino, com apoio dos EUA e sem uma ação efetiva da ONU. Em relação ao Brasil, Galindo reforçou a importância da reconstrução do País com o governo Lula, que já produziu muitos pontos positivos, como o controle e a redução da inflação; o crescimento do PIB; além da diminuição do desemprego e do aumento do emprego formal.

“O movimento sindical e a classe trabalhadora devem jogar papel importante nesse momento. É fundamental apoiar as políticas econômicas e sociais do governo, mantendo a autonomia das entidades. Elegemos um presidente popular, porém o Congresso Nacional está mais conservador, podendo dificultar os avanços e a recuperação de direitos. O cenário é melhor, mas é complexo e desafiador, exigindo muita luta das organizações sociais”, ponderou. Informações: CTB-BA.