CTB fortalece formação sindical e define agenda política em 8ª Reunião da Direção Nacional, em Salvador-BA

Foto: CTB.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) reafirmou seu compromisso com a formação sindical e a luta pelos direitos da classe trabalhadora durante sua 8ª Reunião da Direção Ncional, realizada nos dias 20 e 21, em Salvador-BA.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância da retomada com ênfase do Plano Nacional de Formação, enfatizando que essa iniciativa colabora diretamente para a qualificação dos dirigentes sindicais. “A CTB inova na medida que retoma com ênfase o Plano Nacional de Formação. A gente colabora com a construção de uma política vocacionada à qualificação dos nossos dirigentes sindicais. Portanto, foi imprescindível que a gente pudesse, aprimorar, trocar, intercambiar relações sindicais motivadas por inúmeras palestras que vão potencializar a nossa ação política e sindical”, disse o presidente.

Adilson complementou dizendo que essa etapa marca um importante avanço na jornada de atividades da CTB, posicionando-a como a segunda maior e mais representativa central sindical do Brasil. “A complementação com a realização do seminário que discute os desafios da classe trabalhadora e a complexa conjuntura é também parte desse somatório. a CTB encerra uma etapa importante da sua jornada de atividades que reclama da voz ao sindicalismo classista e alcança o posto de segunda maior e mais representativa central sindical do Brasil, e isso é motivo de muita celebração”, ressaltou Adilson.

Ronaldo Leite, secretário geral da CTB, compartilhou os resultados positivos da reunião, onde foram aprovadas diversas deliberações para a organização da central ao longo do ano de 2024. Além da aprovação das contas do exercício de 2023, a CTB definiu seu planejamento de atividades para o próximo ano. “Ao final da nossa reunião, hoje (21), nós aprovamos uma resolução política que aponta dos desafios da ação sindical da CTB para o próximo período, reafirmando a luta em defesa dos direitos e dos interesses da classe trabalhadora, em defesa da democracia e, fundamentalmente, a luta em defesa de retirar o entulho autoritário da reforma trabalhista, que para nós é muito importante avançar nessa mobilização para resguardar o direito dos trabalhadores”, enfatizou o secretário.

Valéria Morato, presidente da CTB-MG, destacou a importância da representatividade da Central. “É importante destacar que a CTB, que representa os trabalhadores e trabalhadoras do campo, da cidade, do mar, do ar, e que pode, nesse momento, mobilizar o conjunto da classe trabalhadora para a reconstrução nacional, esteja reunida com todo o esforço para garantir que a gente tenha uma fala única uma análise conjuntural real e que possa pressionar o governo que nós elegemos para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham avanço nesse período tão importante e histórico dos brasileiros e brasileiras”, finalizou, Valéria.

Primeiro sorteio da Campanha de Filiação

Durante o evento foi realizado o primeiro sorteio do Desktop para um sindicato filiado à CTB e que está em dia com suas contribuições. O Sindicato contemplado foi o Sindicato dos Empregados no Comércio de Irecê e Região – BA. O sorteio faz parte da Campanha de Filiação da CTB: “A Luta é Nossa Identidade”, que sorteará trimestralmente computadores aos sindicatos contribuintes em dia com a Central.