CTB aprova moção contra fechamento de fábrica da Toyota de Indaiatuba

Reunida em Salvador, nos dias 20 e 21 de março, a Direção Nacional da CTB aprovou uma moção de solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Toyota de Indaiatuba (SP), que correm o risco de demissão em massa por conta da decisão da empresa de encerrar suas atividades na cidade. Leia abaixo:

MOÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DA TOYOTA DE INDAIATUBA

A CTB manifesta sua solidariedade com as trabalhadoras e os trabalhadores da fábrica da Toyota de Indaiatuba, bem como com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, que foram surpreendidos com a notícia do fechamento da fábrica em 2026.

Em meio ao anúncio de volumoso investimento por parte da empresa, totalizando R$ 11 bilhões até 2030, encerrar as atividades de uma planta soa no mínimo estranho. E fica ainda mais absurdo quando parte dos planos inclui créditos de impostos estaduais e incentivos fiscais federais. Isso significa na prática utilizar dinheiro público para atacar as trabalhadoras e os trabalhadores.

Sem falar na quantidade de outras facilidades concedidas pela prefeitura municipal ao longo dos anos, como isenção de impostos e redução da tarifa de água, conforme divulgado pelo Sindicato. Tudo isso para uma fábrica altamente lucrativa, onde é produzido o Corolla sedã, modelo de carro que domina 90% do mercado em seu segmento.

A CTB denuncia e condena esse absurdo e, ao lado do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, exige a manutenção dos empregos e o pleno funcionamento da fábrica da Toyota de Indaiatuba.