CTB participa da reestruturação do CES-RS

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande do Sul (CTB-RS), foi eleita para o Conselho Estadual de Saúde (CES RS), juntamente com sindicatos e federações filiadas e demais centrais e movimentos sociais parceiros. A eleição ocorreu no dia 21.

A nova composição do CES, elegeu 44 entidades nos segmentos usuários, trabalhador e prestador/gestão, dentre elas a CTB, FETAG e entre titulares e suplentes no segmento usuário e SINFAR/RS no segmento trabalhador.

Após 30 anos de uma lei engessada que nominava as entidades sem poder ter alteração na nominata independentemente de não serem atuantes, o CES RS fez a sua reestruturação com a nova lei aprovada.

Somente no segmento usuário foram 44 entidades inscritas para 22 vagas. É um momento impar para o controle social no RS neste conselho que tem um grande papel na fiscalização e regulação das políticas públicas da saúde. As Entidades eleitas agora tem 15 dias para indicar os nomes dos representantes que irão cumprir um mandato de quatro anos.

Informações: CTB-RS.