Servidores Públicos Estaduais do Pará ameaçam greve em abril se demandas não forem atendidas

Foto: CTB-PA.

Abril poderá ser marcado por greves dos servidores públicos estaduais do Pará. Este cenário surge como resposta às negociações em curso entre representantes do governo e líderes sindicais, onde as reivindicações fundamentais da categoria não foram devidamente atendidas. No dia 10 de abril, uma importante reunião está agendada entre os servidores e dirigentes do Governo do Estado. Nesse encontro, espera-se que o governo apresente uma proposta concreta de reajuste salarial e do vale-alimentação. Caso essa proposta não atenda às demandas dos servidores, a possibilidade de greve torna-se iminente.

As demandas dos servidores são claras e consistentes. Cleber Rezende, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Pará (CTB-PA), ressaltou que as perdas salariais acumuladas chegam a 26,80%. Em fevereiro, foi encaminhada uma pauta de reivindicações ao Governo, solicitando uma reposição de 15% das perdas imediatamente e o restante posteriormente.

Além disso, a questão do vale-alimentação também está em pauta. A maioria dos servidores recebe um vale de R$ 1.000,00, enquanto a demanda é de elevá-lo para R$ 1.500,00, com a perspectiva de equiparação desse valor para todos no futuro. Outro ponto é a atualização dos planos de carreira, incluindo a progressão funcional, afetando mais de 80 órgãos. É importante destacar que em 2023 não houve reajuste salarial nem do vale-alimentação, o que aumenta a urgência dessas reivindicações.

Recentemente, uma comissão de servidores se reuniu em audiência com a titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Elieth Braga. Ficou acordado que uma nova audiência será realizada em 10 de abril, às 10h, onde o governo deve apresentar sua proposta.

Valdo Martins, presidente da Federação dos Servidores Públicos do Estado do Pará, enfatizou a importância da mobilização dos servidores, destacando que mesmo diante de avanços nas negociações, a categoria aprovou o Estado de Greve. Isso significa que, em caso de retrocesso nas negociações, a possibilidade de uma greve geral não está descartada.

Diante desse contexto, fica evidente a necessidade de uma resposta efetiva do governo para atender às demandas dos servidores públicos estaduais do Pará.

Com informações: oliberal.com.