PL dos motoristas de aplicativos será debatido dia 17 no plenário da Câmara

Foto: divulgação.

A Câmara dos Deputados vai debater, em comissão geral, o PLP (Projeto de Lei Complementar) 12/24, do Poder Executivo, que regulamenta o trabalho dos motoristas de aplicativos. Enviado ao Congresso, no início de março, o projeto dispõe sobre a relação de trabalho intermediado por empresas operadoras de aplicativos de transporte remunerado privado individual de passageiros em veículos automotores de 4 rodas e estabelece mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos para melhoria das condições de trabalho desses trabalhadores.

COMISSÃO GERAL

A comissão geral vai ocorrer dia 17 de abril, quarta-feira, a partir das 10h, no plenário da Câmara. Sob o comando do presidente, debate matéria relevante, por proposta conjunta dos líderes ou a requerimento de 1/3 dos deputados, discute projeto de lei ou receber ministro de Estado. Governo, entidades e representantes das plataformas digitais serão convidados para debater sobre o projeto lei.

ORÍGEM DO PROJETO

O projeto foi elaborado, a partir de trabalho de GT (Grupo de Trabalho), criado no âmbito do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), em maio de 2023, com a participação de representantes do governo (15), dos trabalhadores (15) e dos empregadores e empresas (15).

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

As comissões de Defesa do Consumidor, de Finanças e Tributação, de Desenvolvimento Econômico, e de Viação e Transportes aprovaram, em 20 de março, requerimentos para realização de audiências nestes colegiados. Ainda não há data agendada para esses debates.

TRAMITAÇÃO

O projeto está em regime de urgência constitucional, isto é, em 45 dias se o projeto não for deliberado nas comissões temáticas, vai ao exame do plenário da Câmara, cuja pauta fica travada, até que a matéria seja apreciada.

Fonte: Diap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.