Nota da CTB em repúdio a criminalização do direito de greve do sindicato dos Metroviários em São Paulo

Devido a greve realizada no dia 28 de novembro de 2023, contra a privatização do Metrô de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), está processando o Sindicato dos Metroviários e Metroviárias, na justiça comum e cobrando uma indenização de 7 milhões de reais. Também ocorreram demissões de dirigentes sindicais, cipistas e metroviários sem nenhuma motivação, além da aplicação de advertências ilegais para os trabalhadores grevistas.

Esses ataques são inconstitucionais e contra o direito democrático de mobilização, greve e protesto dos trabalhadores (as). No último dia 8 de abril, a presidente do sindicato, Camila Lisboa, também recebeu uma intimação para comparecer e depor na Polícia Federal (PF) sobre a greve de outubro de 2023. Este processo foi aberto pelo Ministério Público (MP), a partir de uma notícia-crime do Deputado Federal, Paulo Bilynskyj (PL-SP), que faz parte da base aliada do governador.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), repudia todas as ações arbitrárias da extrema-direita e do governador e irá lutar em conjunto com o sindicato, contra a privatização do Metrô, em defesa do sindicato e contra qualquer tipo de criminalização e demissão das lideranças da categoria.

Convidamos a todos e todas para participarem do Ato Em defesa do Direito de Greve e em Defesa do Sindicato que vai ocorrer nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, na Área de lazer do sindicato, localizada na rua Serra do Japi, nº 16, no bairro Tatuapé -SP.