Intercâmbio Sindical Internacional Fortalece laços entre Brasil e China

Foto: CTB.

Nesta segunda-feira (15), a Central All-China Federation Of Trade Unions (ACFTU) promoveu um Intercâmbio Sindical Internacional com as principais centrais sindicais brasileiras: CTB, CSB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT. Sob o tema “Fortalecendo a Luta, a Amizade e a Solidariedade dos Trabalhadores e dos Povos do Brasil e da China”, o evento marcou um passo significativo na aproximação entre as forças trabalhistas de ambos os países. Representando a CTB estava o presidente Adilson Araújo, o secretário-geral Ronaldo Leite, o secretário de Relaçoes Internacionais, Nivaldo Santana, o vice-presidente da CTB Rene Vicente e a presidente do Sindicato dos Educadores da Infância (Sedin), Claudete Alves.

Durante o intercâmbio, a ACFTU compartilhou insights sobre a realidade atual da China, enquanto as centrais sindicais brasileiras expressaram seu interesse em estreitar os laços com a central chinesa. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços entre os trabalhadores, mas também ressalta a importância estratégica da parceria entre China e Brasil, ambos membros dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Adilson Araújo, presidente da CTB, enfatizou a importância de aproveitar a capacidade produtiva e de produtividade do Brasil para impulsionar setores como construção naval e indústria, em linha com o desenvolvimento observado na China. Ele destacou que Brasil e China não são concorrentes, mas sim parceiros em potencial. No entanto, ressaltou as diferenças políticas, indicando que diferente da China, há presença de uma extrema-direita neofascista no Brasil, contrasta com os interesses do povo e da nação.

“Acelerar o crescimento, desenvolver uma nova indústria e resolver problemas econômicos são fatores motivadores para uma parceria Brasil-China significativa”, afirmou Adilson Araújo. Ele mencionou a busca por estratégias de desenvolvimento em conjunto, citando o desafio de recuperar o crescimento econômico no patamar chinês alcançado no Brasil em 2010 de 7,5%, e a necessidade de promover a indústria brasileira para atingir níveis anteriormente alcançados.

Além disso, Adilson Araújo ressaltou a necessidade de uma modernidade que promova a prosperidade comum conforme enfatizado pelo presidente da ACFTU, Xu Liuping. Ele observou que, apesar dos números impressionantes dos BRICS – representando 36% do PIB global, 46% da população e 42% do petróleo – ainda há profundas desigualdades a serem enfrentadas pelo bloco. Adilson enfatizou a importância de modernizar para desconcentrar riqueza, distribuir renda e gerar empregos de qualidade, visando a construção de um futuro mais humano e menos desigual.

Intercâmbio entre professores de educação infantil

A presidente do Sedin, Claudete Alves, entregou um projeto de formação de segurança em situação de emergência da educação infantil. “A China com pensamento estratégico, que é característico em suas ações, traçou uma meta até 2035 para garantir que seja totalmente pública e estatal a faixa etária de toda educação pública (0-3 e 4-6). Nos interessamos pelas várias pedagogias adotadas no modelo chinês na educação infantil, em especial a questão da segurança nos espaços educacionais de educandos e educadores. Ficamos satisfeitos em participar do encontro. Agradecemos o convite feito pelo presidente da CTB”, agradeceu Claudete.

O intercâmbio sindical internacional entre Brasil e China representa não apenas um diálogo entre trabalhadores, mas também uma oportunidade para explorar sinergias entre duas das maiores economias do mundo, buscando caminhos para um desenvolvimento mais equitativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.