Centrais Sindicais convocam para o 1º de Maio em São Paulo

Na manhã desta terça-feira (16) , no largo da concórdia, foi realizado pelas centrais CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST, Intersindical e Pública Central de Servidores, o lançamento oficial das atividades do 1° de Maio, com panfletagem e convocação da população para o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

O evento principal do Dia do Trabalhador e Trabalhadora terá início às 10h e será realizado no estacionamento da Neo Química Arena (Itaquerão), localizado na Av. Miguel Ignácio Curi, 111; Artur Alvim, com acesso pelos Metrôs da Linha Vermelha: Arthur Alvim e Corinthians Itaquera.

“É um 1° de maio classista por um país mais justo, fraterno e solidário, onde as bandeira do emprego e renda estarão presentes. É importante a participação da classe trabalhadora para que possamos construir um Brasil mais justo, onde o centro de debate seja o bem estar do povo brasileiro, por mais desenvolvimento, emprego, trabalho e renda para a população”, disse Rene Vicente presidente da CTB-SP.

Pautas para o 1º de maio

As centrais sindicais destacam uma série de reivindicações que refletem as demandas urgentes da população brasileira:

Emprego Decente: Diante do persistente desafio do desemprego, as centrais sindicais exigem políticas públicas e ações governamentais que promovam a geração de empregos de qualidade e garantam condições dignas de trabalho para todos os brasileiros.

Menos Juros: A redução da taxa de juros do Banco Central é vista como essencial para estimular o crescimento econômico, facilitar o acesso ao crédito e aliviar o peso das dívidas sobre os trabalhadores e suas famílias.

Aposentadoria Digna: Em meio a debates sobre reformas previdenciárias, é defendido o direito fundamental à aposentadoria digna, assegurando que os trabalhadores possam desfrutar de seus anos de descanso com segurança financeira e qualidade de vida.

Correção da Tabela do Imposto de Renda: A defasagem na tabela do Imposto de Renda penaliza principalmente os trabalhadores de baixa e média renda. As centrais sindicais exigem a correção dessa tabela para garantir uma tributação mais justa e equitativa.

Valorização do Serviço Público: Em face das ameaças de privatização e precarização dos serviços públicos, é fundamental valorizar e fortalecer o papel do Estado na promoção do bem-estar social, garantindo o acesso universal e de qualidade à saúde, educação, segurança e outros serviços essenciais.

Salário Igual para Trabalho Igual: A luta pela igualdade salarial entre gêneros é uma bandeira histórica do movimento sindical. Atualmente, o foco está na efetiva aplicação da Lei nº 14.611/2023, que promove a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres nas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.