Greve Nacional: Servidores Públicos reivindicam valorização e reajuste salarial

Foto: CTB.

Em meio a uma das maiores mobilizações já vistas, o Sint-IFESgo, sindicato filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), liderou uma delegação de caravana com 225 pessoas rumo a Brasília. O objetivo é participar do ato nacional em prol dos servidores públicos, clamando por um reajuste salarial há muito defasado, já ultrapassando seis anos de espera, e pela reestruturação das carreiras.

A presença dos servidores públicos ganhou destaque durante uma audiência pública conduzida pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB), uma das coordenadoras da Frente Mista Parlamentar em Defesa do Serviço Público. A audiência, que contou com a participação de representantes de institutos federais, professores e técnicos, foi marcada pela intensa participação e marcou o início da jornada de luta nos dias 16, 17 e 18 de abril.

Passeata em Brasília

Na quarta-feira (17), uma imponente passeata tomou conta das ruas de Brasília, com cerca de 10 mil pessoas reunidas na Esplanada dos Ministérios. Representantes de todos os estados estiveram presentes, destacando-se especialmente os técnicos administrativos, que há mais de 30 dias mantêm uma greve vigorosa em busca de seus direitos. O percurso da passeata, que partiu da frente da Catedral, culminou em um ato em frente ao Ministério da Gestão e Inovação, onde foram cobradas medidas concretas em relação aos pleitos dos servidores, incluindo reajustes salariais e valorização profissional.

Manifestações nos Ministérios

João Paulo Ribeiro, secretário dos Serviços Públicos e Trabalhador Público da CTB e diretor de relações institucionais da CSPB, ressaltou a importância da greve, destacando sua força e responsabilidade na busca por mais recursos para as universidades. A presença da União Nacional dos Estudantes (UNE) no ato reforçou a amplitude e a solidariedade da causa.

A jornada de luta chega ao seu ápice nesta quinta-feira (18), com manifestações nos ministérios específicos de cada categoria. A Fsubra, por exemplo, promoverá um ato no Ministério da Educação, reiterando o compromisso dos servidores em seguir na luta até que sejam conquistadas a valorização, as melhorias e o tão esperado reajuste salarial após sete anos de espera