IBP e Petrobras lançam Mapa de Estaleiros do Brasil para impulsionar a indústria nacional

Foto: Müller.

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Petrobras uniram forças em um evento realizado no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, para lançar uma iniciativa crucial: o Mapa de Estaleiros do Brasil. Este lançamento marca um passo significativo na integração dos setores de petróleo, gás, energia e naval, visando fornecer informações abrangentes e atualizadas sobre a infraestrutura dos estaleiros e projetos no país, de forma acessível e disponível ao mercado. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente e foi representada por Carlos Augusto Müller, Presidente do Sindmar e da Conttmaf, bem como secretário Adjunto de Relações Internacionais da CTB.

Müller ressalta a importância deste evento para o cenário nacional. “É uma importante iniciativa do IBP, que direciona sua atenção para a indústria nacional”, comentou o secretário.

No entanto, as observações do diretor Travassos, responsável pelo planejamento da Petrobras, geraram discussões sobre as ações da empresa em relação ao mercado de afretamentos de navios estrangeiros. Embora a Petrobras atualmente contrate mais de 100 navios de outros países para transportar petróleo e gás na cabotagem brasileira, apenas 4% dessas embarcações são de bandeira nacional. Isso contrasta com outros setores, como o transporte de contêineres e o apoio marítimo, nos quais mais de 90% dos navios são brasileiros.

Müller expressou preocupação com essa disparidade: “Mais de 70% de tudo que se transporta por navios em águas brasileiras é petróleo e gás, e a Petrobras utiliza apenas 4% dos navios em bandeira brasileira em nosso país. Seguiremos cobrando!”, disse.

Ele destacou ainda que a postura do presidente Jean-Paul Prates, que sugere uma direção favorável aos navios petroleiros brasileiros, não encontra respaldo efetivo nos planos apresentados pelo diretor Travassos. “Em águas nacionais, defendemos que os navios sejam nacionais e o emprego da gente do mar do próprio país, como ocorre nos países que mais se destacam no comércio mundial”, enfatizou Müller.

Diante desses pontos de vista, o lançamento do Mapa de Estaleiros do Brasil assume um papel crucial não apenas como fonte de informações sobre a infraestrutura naval do país, mas também como um catalisador para discussões importantes sobre a política de afretamentos de navios estrangeiros pela Petrobras e a promoção da indústria naval nacional.