Greve persiste após reunião do Governo Federal com servidores e professores federais

Foto: Fasubra.

Nesta sexta-feira (19), o Governo Federal realizou uma reunião com representantes dos servidores, e realiza reunião com os professores federais em greve, em uma tentativa de negociar o reajuste salarial. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em conjunto com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e outros sindicatos da categoria estiveram presentes para discutir as propostas. Apesar dos esforços em ambas as partes, a reunião não resultou em um acordo. Os representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão apresentaram suas propostas, porém, ficou claro que estas não atendiam às demandas dos grevistas. Diante disso, foi decidido que a greve persistirá, indicando a necessidade contínua de negociações mais efetivas.

Fátima Reis, diretora nacional da CTB e integrante da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira da Fasubra, expressou sua insatisfação com a proposta apresentada pelo governo: “O MGI ofereceu 9% em 2025 e 3.25% em 2026, e isso não corresponde nem a 50% da inflação do período (Temer, Bolsonaro e agora Governo Lula). Estamos diante de uma proposta ruim e extremamente rebaixada, que não atende absolutamente à demanda da categoria”, dise Fátima.

“O momento é difícil, precisamos ter maturidade em uma greve nacional para não se tornar uma greve anti-governo em um governo de reconstrução da democracia”, ressaltou João Paulo Ribeiro (JP), secretário dos Secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB, reafirmando o apoio aos sindicatos, a greve e seu compromisso em acompanhar os próximos passos dos comandos de greve.

Nesta sexta-feira (19), às 20h, a CTB-FASUBRA e o SINT-IFESgo avaliarão em live no Youtube, a proposta do governo. Para acompanhar é só clicar no link!