Entidades sindicais marítimas assinam ACT histórico com a Transpetro

Representantes da FNTTAA e de sindicatos marítimos (à esquerda), durante assinatura do ACT Transpetro na sede da empresa. Foto: divulgação.

Nesta quarta-feira (24), o presidente da Conttmaf, Carlos Müller, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, deram início, em Brasília, à celebração do acordo coletivo de trabalho (ACT) recém aprovado pela categoria, que representa uma conquista histórica para os marítimos da empresa, contemplando um pacote econômico que garante remuneração justa e compensa o pedágio cobrado para a implementação da escala de trabalho e repouso 1×1 em 2017.

Müller e Bacci estavam na capital federal participando de uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval quando saiu o resultado da aceitação da proposta por ampla maioria – 93% dos marítimos que votaram aprovaram o acordo.

A assinatura ocorreu no 4º andar do Palácio do Planalto, onde a reunião era realizada com a participação de integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, além de representantes de diferentes ministérios.

O resultado positivo era esperado, já que a proposta negociada contemplou as principais reivindicações de nossos representados e teve indicação de aprovação por parte da representação sindical marítima.

Hoje, foi a vez de a FNTTAA e os sindicatos coirmãos darem continuidade à celebração em reunião com a direção da Transpetro na sede da empresa, no Rio de Janeiro, para a assinatura do ACT 2023/2025. O presidente da empresa também compareceu a esta reunião.
Conforme divulgado pelo Sindmar, no acordo destaca-se o valor dos vales refeição e alimentação – um acréscimo econômico direto e uma alternativa às restrições impostas à Transpetro pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que havia limitado o percentual de reajuste salarial.
O valor será o mesmo praticado para as demais categorias de empregados da Transpetro. Além do pacote econômico, a empresa avançou em aspectos importantes da jornada de trabalho dos membros do Grupo de Inspeção e Acompanhamento Operacional de Navios e Terminais (GIAONT) – inclusive na gratificação do superintendente de Ship to Ship – e trouxe um pacote significativo de benefícios sociais e de equidade. Informações: Conttmaf.