A Federação Sindical Mundial (FSM) acaba de lançar um concurso internacional de cartazes como parte das comemorações pelos seus 80 anos de fundação. A iniciativa busca valorizar a história do sindicalismo classista e estimular a participação criativa de trabalhadores, artistas, designers e ativistas de todo o mundo.
Fundada em 3 de outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, a FSM tem sido uma referência internacional na luta pelos direitos da classe trabalhadora, atuando com base nos princípios do internacionalismo, da solidariedade e da defesa intransigente dos interesses operários.
Com o lema “80 anos de lutas classistas – com Internacionalismo e Solidariedade”, o concurso propõe a criação de cartazes que reflitam a trajetória, os valores e a missão da organização. O cartaz vencedor será utilizado nas atividades centrais do aniversário e seu autor ou autora será convidado(a) a participar do evento oficial, com despesas pagas pela FSM.
Regras e critérios
Os cartazes devem atender aos seguintes requisitos técnicos:
-
Tamanho: A2 (420 x 594 mm)
-
Cores: CMYK
-
Formato: PDF em 300 dpi
-
Inclusão do lema oficial e do logotipo da FSM (disponível para download neste link)
As produções devem ser enviadas por e-mail até o dia 30 de julho de 2025, para o endereço:
📧 communication@wftucentral.org
Além do cartaz premiado, outras produções que cumprirem os critérios também serão divulgadas em materiais da FSM, com menção ao nome e país de origem dos(as) autores(as), que receberão brindes simbólicos da entidade.
O concurso faz parte de uma série de iniciativas programadas ao longo de 2025 para celebrar as oito décadas de atuação da FSM em defesa da classe trabalhadora internacional.