As etapas estaduais da 2ª Conferência Nacional do Trabalho continuam movimentando o debate em todo o país, com forte participação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e suas seções estaduais, reafirmando o compromisso da central com a valorização do emprego, dos direitos trabalhistas e do trabalho decente.
Alagoas: propostas e coordenação tripartite
Em Alagoas, a etapa estadual foi realizada em 21 de outubro, sob a condução da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, construída de forma tripartite, com a participação de trabalhadores, empregadores e governo. A CTB Alagoas se destacou na coordenação do grupo de trabalho que consolidou propostas para a etapa nacional.
Durante a abertura, o superintendente regional, Cícero Filho, destacou a importância do debate pelo trabalho digno, ressaltando que “desde a colonização do Brasil, o trabalhador é subjugado a condições de precariedade”.
Para Sinval Costa, presidente da CTB-AL e coordenador do GT “Mercado e Futuro do Trabalho: Intermediação, Qualificação Profissional e Competências”, apesar da relevância da conferência tripartite, o foco central deve ser “a revogação da reforma trabalhista e a discussão por um projeto nacional de desenvolvimento, com retomada da industrialização e valorização do trabalhador”.
Ao longo de dois turnos, as propostas foram debatidas entre os três segmentos e votadas em plenário. Entre as deliberações aprovadas, destacou-se a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, uma pauta histórica do movimento sindical.
A CTB-AL será representada na etapa nacional, marcada para março de 2026, pelo presidente Sinval Costa, eleito delegado estadual.
Tocantins: unidade e representatividade
A CTB Tocantins também marcou presença na etapa estadual realizada em 30 de setembro, reafirmando sua atuação firme e comprometida com a luta por melhores condições de trabalho. A central teve participação efetiva nas discussões e conquistou representação na etapa nacional, que ocorrerá em São Paulo em março de 2026, compondo a bancada dos trabalhadores e trabalhadoras.
Distrito Federal: compromisso com o trabalho decente
Nos dias 1 e 2 de outubro, ocorreu em Brasília a etapa distrital da conferência, sediada no Sinduscon-DF. O evento reuniu dirigentes da CTB-DF, de outras centrais sindicais, representantes dos governos federal e distrital e do setor patronal.
Durante o encontro, foi eleito o presidente da CTB-DF, Flauzino Antunes, como delegado para a Conferência Nacional.
A central reafirmou seu compromisso com um projeto nacional de desenvolvimento classista, baseado na justiça social, soberania e trabalho decente para todas e todos.
Rio Grande do Norte: representatividade garantida
Encerrando as etapas regionais mais recentes, o Rio Grande do Norte realizou sua conferência em 9 de outubro, elegendo um delegado titular e um suplente para representar o estado na II Conferência Nacional do Trabalho.
A CTB segue acompanhando e participando ativamente de todas as etapas estaduais, contribuindo com propostas que visam fortalecer o diálogo social, a negociação coletiva e a valorização do trabalho no Brasil.
📄 Confira em anexo as propostas finais de cada estado.
RIOGRANDEDONORTE_Propostas Finais DISTRITO FEDERAL_Propostas Finais propostas cnt alagoas.docx Relatório final da II CNT - Etapa Estadual - Tocantins II CNT Documento bancada de trabalhadores para as estapas estaduais e distrital - VF


