Crise se agrava e Europa sofre forte recessão

Os indicadores mais recentes sobre a economia europeia sugerem que a crise é grave no velho continente e não há sinais de recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) francês caiu 1,2% no primeiro trimestre do ano, o que marca a entrada oficial do país em recessão econômica, ao somar seis meses consecutivos de queda da economia. O dado foi divulgado nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INSEE).

Assim como a França, o PIB da Alemanha, carro chefe da União Europeia, também sofreu no primeiro trimestre de 2009 e registrou uma queda de 3,8%, o que confirma que o país se encontra imerso na maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Projeções preocupantes

Os números e as projeções traduzem uma realidade preocupante. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia (CE) calculam que a economia francesa cairá 3% em 2009, um número que o governo começa a considerar como possível, embora oficialmente mantenha suas expectativas em 1,5%.

O INSEE revisou para baixo a queda do PIB no último trimestre de 2008, que situou em 1,5%. Também revisou para baixo os dados do terceiro trimestre, nos quais, segundo a nova avaliação, o PIB caiu a 0,2%, frente ao crescimento de 0,1% previsto.

O consumo interno manteve sua tendência positiva, com uma alta de 0,2%, no mesmo nível que no trimestre anterior, mas este foi o único indicador positivo. O saldo comercial exterior sofreu importantes quedas, tanto no que se refere às exportações (6%), como nas importações (5,3%).

Portugal

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 3,7% no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados levantados pelo instituto de estatística português indicam que a economia do país, em recessão, caiu pelo terceiro trimestre consecutivo. Em relação aos últimos três meses de 2008, o PIB teve queda de 1,5%.

É a maior contração da economia portuguesa desde 1977, quando os indicadores começaram a ser divulgados. O recorde negativo anterior era uma queda de 2,5% no primeiro trimestre de 1984.

Segundo o instituto, a forte contração do PIB no primeiro trimestre "esteve associada fundamentalmente à redução acentuada das exportações de bens e serviços, do investimento e da despesa do consumo das famílias".
Itália
O Produto Interno Bruto (PIB) italiano caiu 5,9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a maior queda desde 1980, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (Istat) italiano.

A contração em comparação com o trimestre anterior foi de 2,4%, acrescentou o Istat. O Instituto, que informou que a queda se registrou na agricultura, na indústria e nos serviços, lembrou que este ano o primeiro trimestre teve uma jornada de trabalho menor que em 2008.

(Portal CTB, com agências)