Contra aperto fiscal, trabalhadores paralisam transporte público na Grécia

Os trabalhadores da Grécia entraram em greve de 24 horas nesta quinta-feira (21), paralisando o sistema de transporte público, em protesto contra a decisão do governo de intensificar o aperto fiscal para garantir mais empréstimos e evitar a bancarrota do país.

Os sindicatos do transporte público convocaram a greve em protesto pela fusão de diversas empresas do setor e pela demissão ou aposentadoria antecipada de muitos trabalhadores, medidas que fazem parte do plano de economia requerido para que o país siga recebendo ajuda externa e evite a quebra.

Também nesta quarta-feira, os principais sindicatos gregos convocaram duas greves gerais de 24 horas, para 5 e 19 de outubro, pelos novos cortes que o governo imporá para cumprir as exigências da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O governo anunciou na noite desta quarta-feira um novo pacote de medidas que, entre outros pontos, prevê passar à “reserva” neste ano cerca de 30 mil funcionários públicos e cortar 20% das aposentadorias acima de 1.200 euros.

Solidariedade ao povo grego

Nesta quinta-feira (22), a CTB se somou a diversas entidades de todo o mundo para manifestar sua solidariedade ao povo grego, em virtude de sua luta contra a crise financeira e as medidas tomadas pelo seu governo.

Clique aqui para ler a nota

Com agências


Leia também: Trabalhadores do Correios e CTB-DF prestam solidariedade ao povo grego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.