Sintaema organiza protesto e denuncia atos de violência contra trabalhadores

Os trabalhadores da Fundação Florestal filiada ao Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema), responsáveis dentre outras atividades por conservar e proteger as florestas do Estado de São Paulo, estão em greve desde a última sexta-feira (20), por valorização e melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores ainda estão enfrentando a truculência e violência por parte dos responsáveis pela fundação. Segundo depoimentos durante a greve um dos gerentes pisou sobre uma faixa de greve, tentando com isso ironizar e desqualificar o legítimo movimento dos trabalhadores. Mas não conseguiu, pois a greve seguiu mesmo assim.

Não satisfeito outro episódio, mais grave, foi com o próprio diretor executivo da Fundação Florestal, que não se identificou ao chegar, e, numa atitude totalmente desnecessária, foi pra cima dos sindicalistas, no portão de acesso, empurrando-os com violência, chegando a machucar um diretor com seu relógio ao agir desta forma. O diretor ainda entrou na Fundação ameaçando a todos: “Esperem cinco minutos e vocês vão ver com quem estão lidando”.

fundacao florestal2

Após o lamentável ocorrido, várias viaturas, além das que já estavam lá, apareceram e dispersaram os manifestantes. Ao todo foram 10 viaturas, com policiais armados de metralhadoras, como se os trabalhadores fossem bandidos de alto calibre. A polícia deve estar a serviço da população, e não dos desmandos de um diretor. “É de conhecimento do sindicato que o diretor executivo da Fundação é delegado seccional, e em nenhum momento questionamos sua atuação, mas acreditamos que isso não dá a ele o direito de tamanha truculência sobre pessoas que estavam de forma pacífica defendendo os direitos dos trabalhadores.”, questiona o Sintaema.

O Sintaema repudia essa postura, pois os trabalhadores não merecem esse tratamento agressivo e totalmente desnecessário, pois são cidadãos honestos, que lutam por melhores salários e condições de trabalho, como no caso dos guarda-parques, que além de não atuarem armados estão com os coletes à prova de bala vencidos há anos. Chega, não vamos permitir que uma administração desastrosa trate os trabalhadores dessa maneira. Vamos denunciar esse lamentável episódio aos órgãos de defesa dos direitos humanos.

Diante da grave situação o Sintaema convoca os trabalhadores para um protesto nesta próxima terça-feira (24), ás 9h, em frente à Cetesb e Secretaria de Meio Ambiente
Av. Frederico Hermann Jr, 325- Pinheiros.

Fonte: Sintaema