CTB anuncia a realização dos Congressos Estaduais de AL,SE, ES e RO

Com objetivo de dar prosseguimento às etapas preparatórias ao 3º Congresso Nacional da CTB, as seções estaduais de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rondônia definiram a data de seus congressos.

Em Rondônia o Congresso acontece nos dias 15 e 16 de junho

Além de eleger delegados e delegadas à etapa nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, os eventos estaduais terão a missão de atualizar a política de central na região e eleger a nova diretoria estadual.

Alagoas

Em Alagoas a data definida é o dia 18 de maio. De acordo com Sinval de Melo Costa, dirigente da CTB-AL, dezenas de sindicalistas devem participar do Congresso que pautará o cenário nacional e internacional e fará ajustes estatutários.

“Vamos entrar num processo de crescimento no estado com esse congresso. Virar a página damos prosseguimento as propostas aprovadas no Seminário de Planejamento Estratégico de 2012, que estipulou uma meta de crescimento”, destacou o sindicalista.

Sergipe

O Congresso Estadual no Sergipe acontece entre os dias 14 e 15 de junho com a participação de cerca de 200 delegados e delegados do campo e da cidade. Cabe destacar entre as categorias que estarão presentes agricultores, bancários, servidores públicos, gráficos, secretarias, motoboys, guardas municipais, entre outros.

Para Edival Góes, presidente da CTB-SE a realização desse congresso é motivo de muito orgulho. “Trabalhamos para fortalecer esse instrumento da luta dos trabalhadores que é a CTB. Uma central com caráter classista, que tem como objetivo melhorar o dia a dia dos trabalhadores valorizando sua luta e seu trabalho. O que para nós é fundamental”, revela Edival.

De acordo com o presidente estadual o congresso é motivo de consolidar crescer e responder essas reivindicações da classe trabalhadora. “É a hora de organizar e coordenar a luta dos trabalhadores com qualidade. Muitas fazem isso, mas não com qualidade. Fazer a disputa e valorizar o trabalho. Porque a força trabalho está desvalorizada. E este é o momento de buscar reivindicações. Porque se o trabalhador não o fizer. Ninguém o fará”, finalizou.

Espirito Santo

No Espirito Santo, o congresso deve reunir também nos dias 14 e 15 de junho dezenas de sindicalistas e representantes dos movimentos sociais e sindical. Está prevista a participação de educadores, estivadores, servidores públicos, auxiliares administrativos, portuários, professores e trabalhadores em transporte.

Para Jonas Rodrigues de Paula, presidente da CTB-ES a importância do congresso estadual é um reflexo do direcionamento dado pela CTB Nacional. “Precisamos estar inseridos em todas as questões que são voltadas para criar melhores condições de vida para o trabalhador. Daí a grande importância da CTB no protagonismo nacional, no sentido de avançar cada vez mais nas conquistas”, afirma.

De acordo com o dirigente isso se reflete também na região. “Pretendemos reunir várias centrais, vários sindicalistas e vários companheiros que estão em nossa base para, que além de outras questões, possamos criar condições de valorizar cada vez mais a questão do trabalho. Além disso, fazer com que esse desenvolvimento e essa ampliação despertem em outras centrais a compreensão e ,também, o foco do quanto é importante avançar nas conquistas do trabalhador”.

O presidente estadual revela que a CTB-ES faz questão de convocar além das lideranças sindicais de outras centrais, também, lideranças políticas. “Isso é de fundamental para que cada um compreenda a grande abrangência que a nossa Central tem no Espírito Santo”, finaliza.

Rondônia

Também em junho, a CTB Rondônia realizará o seu Congresso Estadual, nos dias 15 e 16. O evento acontecerá no Centro de Treinamento da Emater (CENTRER), no município de Ouro Preto do Oeste. Além do congresso será realizado o primeiro Encontro de Jovens trabalhadores da CTB-RO.

“O Congresso além de tratar de assuntos referentes à luta classista dos trabalhadores elegerá sua nova diretoria e escolherá delegados para o Congresso Nacional”, afirmou Francisco Pantera, presidente estadual da CTB.