Amigos e militantes relembram trajetória de Igor Urrutikoetxea

Dirigentes sindicais da FSM, CTB, Fitmetal, do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e do Cebrapaz prestaram, na última sexta-feira (29), uma última homenagem ao camarada Igor Urrutikoetxea, que faleceu na noite anterior depois de ficar um mês no hospital após ter se afogado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Sobre seu caixão estavam as bandeiras do País Basco e do LAB (central sindical basca).

Igor era secretário de Relações Internacionais do LAB e estava no Brasil para o segundo Congresso da União Internacional dos Sindicatos da Metalurgia e da Mineração (UISMetal), que aconteceu no final de outubro. Igor era secretário-geral da entidade e passou o cargo para o brasileiro Francisco Silva.

Igor nasceu em Lezama e tinha 38 anos. Era o caçula da família e deixa duas irmãs e esposa. Formado em Direito, Igor também era membro do conselho mundial da FSM. Segundo o dirigente desta entidade e presidente do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, “Igor era um companheiro internacionalista. Foi dele a ideia de renovar a UISMetal e realizar o congresso no Brasil. É um exemplo de dirigente na defesa dos interesses de classe. Para nós estará sempre vivo”.

Segundo o presidente nacional da CTB, Adílson Araújo, “a CTB rende todas as homenagens ao companheiro Igor. Ele lutou o quanto pode pela sua vida. O que ele fez servirá muito pra gente. Nossa responsabilidade é dar consequência ao seu legado. Essa é a mensagem da CTB aos seus familiares”.

Para a diretora do Sindimetal-Rio e da Fitmetal, Raimunda Leone, “a luta do companheiro continuará. Ele construiu os caminhos que nós vamos prosseguir”. Também estiveram prestando suas homenagens o coordenador do Cebrapaz-RJ, Wevergton Brito Lima, e o presidente da CTB-RJ, Ronaldo Leite.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, onde Igor esteve durante o congresso da UISMetal, também rende todas as homenagens ao camarada Igor. Para o presidente do Sindimetal, Alex Santos, “Igor era um companheiro alegre, ativo, sempre pronto para ajudar em todas as tarefas. Na sua estada no Brasil foi possível trocar diversas informações sobre a classe trabalhadora de ambos os países. Igor é daqueles companheiros que farão falta nas lutas vindouras, mas que sem dúvida terá seu nome lembrado na história de lutadores em prol da classe trabalhadora”.

O corpo de Igor ficará no cemitério Memorial do Carmo, no Caju. No começo da próxima semana deverá ir para o País Basco.

Fonte: Sindimetal-RJ


Leia também: Nota de pesar pela morte do companheiro Igor Urrutikoetxea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.