Fitmetal e UIS-MM apoiam greve dos metalúrgicos da Turquia

Desde o fim de janeiro metalúrgicos da Turquia estão em greve, a Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) e a União Internacional Sindical de Metalúrgicos e Mineiros (UIS MM)  fizeram uma nota conjunta em solidariedade aos grevistas.

Leia abaixo a íntegra da declaração:

A Fitmetal e a UIS MM manifestam seu total apoio à greve dos metalúrgicos turcos do Birleik Metal-Is, iniciada no dia 29 de janeiro, com a participação de mais de 15 mil trabalhadores.

Para a Fitmetal e a UIS MM, a luta dos companheiros da Turquia é justa e representativa, já que atinge trabalhadores de 22 fábricas, em dez cidades do país. Ao lutar pela assinatura de contratos coletivos com melhores salários, a categoria responde aos recentes ataques dos empresários, que tentarem usar diversos artifícios para impedir qualquer paralisação.

Não podemos esquecer os grandes lucros obtidos anualmente pela indústria turca, tampouco as centenas de trabalhadores que anualmente são mutilados por falta de condições de segurança em seus locais de trabalho. Somente a partir da unidade de luta será possível reverter esse cenário.

A Fitmetal e a UIS MM se somam a dezenas de entidades classistas para se solidarizar aos metalúrgicos da Turquia, com a convicção de que sua luta é um exemplo para os trabalhadores de todo o mundo.

Marcelino Rocha
Presidente da Fitmetal