CTB recebe delegação internacional para Conselho Presidencial da FSM

Na manhã desta quinta-feira (29), a sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) abriu suas portas para receber uma delegação de dirigentes da Federação Sindical Mundial (FSM) daTanzânia, República do Congo, Grécia, Portugal, Estado Espanhol e Palestina. A reunião marca o início do Conselho Presidencial da FSM, que será realizado nesta sexta-feira (1°) e se estenderá até o dia 2 de março.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, saudou os representantes da FSM, ressaltando a relevância desse intercâmbio em meio à crise global do capitalismo. “É crucial que, nesse contexto desafiador, possamos fortalecer laços de solidariedade e unidade entre os trabalhadores”, afirmou o presidente. Ele enfatizou a necessidade de atualização sobre a complexa conjuntura mundial, destacando a importância de fortalecer a organização social da classe trabalhadora.

Durante o encontro, foram apresentadas análises de conjuntura do Brasil, enquanto os dirigentes sindicais estrangeiros compartilharam experiências e atualizações trabalhistas dos seus países, e o presidente da CTB ressaltou a importância de levantar questões cruciais, como o cessar-fogo na Palestina, e defendeu uma nova ordem social pautada na liberdade, democracia e autodeterminação dos povos e nações.

O Conselho Presidencial da FSM contará com a presença confirmada de representantes de mais de 50 países e mais de 100 líderes sindicais internacionais, o evento promete ser um marco na luta dos trabalhadores em escala global.

A CTB, como anfitriã deste encontro, está empenhada em promover debates profundos sobre a organização sindical global e em fortalecer a resistência contra o imperialismo. A participação de lideranças sindicais de renome internacional confere a esses eventos uma relevância crucial na construção de uma agenda sindical global, capaz de enfrentar os desafios do século XXI e de promover uma transformação social rumo a um mundo mais justo e igualitário.

Diante da conjuntura atual, marcada por crises econômicas, políticas e sociais, a união e a solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo se mostram fundamentais. Nesse sentido, o Conselho Presidencial da FSM e o seminário internacional em São Paulo representam não apenas um espaço de debate e reflexão, mas também um ponto de partida para ações concretas em prol dos direitos e interesses da classe trabalhadora em escala global.