Conselho Presidencial da FSM inicia debates sobre luta de classes e solidariedade internacional

Foto: CTB.

Nesta sexta-feira (01), teve início o Conselho Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM), marcado por discursos e debates sobre questões fundamentais para a classe trabalhadora global. A abertura contou com pronunciamentos importantes, incluindo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araujo, o presidente da FSM, Mike Madala (África do Sul), e o secretário-geral da FSM, Pambys Kyritsis (Chipre).

Lideranças sindicais de diversos países aproveitaram a ocasião para fazer intervenções, destacando a importância combate ao sistema capitalista, a atualidade a luta de classes e a solidariedade à Palestina.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, foi presenteado pelas lideranças sindicais, Pambys (Chipre), Awa (Senegal) e Nguyen Dinh Khang (Vietnã), em agradecimento pela recepção do conselho.

Em sua fala, Adilson Araújo ressaltou o contexto desafiador enfrentado pela América Latina, caracterizado por cerco e espionagem imperialista, polarização social e instabilidade política. Ele enfatizou a importância do sindicalismo classista em contrapor-se a essas tendências, intensificando o internacionalismo proletário e globalizando as lutas da classe trabalhadora.

Por sua vez, o secretário-geral da FSM, Pambys Kyritsis, convocou os participantes a formularem um plano de ação para 2024, visando ampliar o papel da federação no fortalecimento das lutas de classe em defesa dos interesses dos trabalhadores. Kyritsis reiterou o compromisso da FSM em defender os direitos da classe trabalhadora em todo o mundo.

O presidente da FSM, Mike Madala, enfatizou o crescimento da federação, mas alertou para a necessidade de compreender esse crescimento e fortalecer a capacitação política. Ele destacou a importância de trabalhar com mais ideologia para enfrentar o incessante avanço do capitalismo, que, segundo ele, está em guerra em todas as partes, liderada pelos Estados Unidos.

O Conselho Presidencial da FSM promete ser um espaço crucial para a articulação de estratégias e ações que visam promover a justiça social, a solidariedade internacional e a defesa dos direitos dos trabalhadores em todo o mundo.

Um comentário