CTB participa de reunião da bancada do PCdoB para debater desenvolvimento nacional e emprego

Foto: divulgação.

Nesta terça-feira (13), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença em reunião, a convite do líder da bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Márcio Jerry, o vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas (Bira) se uniu a membros do partido para discutirem questões sobre o desenvolvimento nacional, industrialização e geração de empregos. Na reunião estiveram presentes o deputado Márcio Jerry, a deputada Jandira Feghali, a deputada Alice Portugal, a deputada Daiana Silva, o deputado Daniel Almeida e o deputado Orlando Silva.

Durante o encontro, Ubiraci Dantas apresentou e entregou a todos os presentes a nota técnica “Política Industrial a serviço de uma estratégia nacional de desenvolvimento para o Brasil” elaborada pela CTB. Ele destacou a preocupante situação do Brasil, com recursos financeiros significativos sendo direcionados para o capital especulativo em detrimento das necessidades nacionais. Segundo dados apresentados, apenas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, está previsto destinar incríveis 1,73 trilhões de reais para o rentismo, enquanto apenas 2 trilhões são destinados para as demandas essenciais da nação.

Bira também ressaltou a gravidade das altas taxas de juros, que atualmente estão em 11,25%, e a queda substancial nos investimentos, com a Formação Bruta de Capital Fixo ((FBCF) caindo para menos de 15%. Ele abordou ainda as limitações impostas pelo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso Nacional, que restringe os investimentos e os gastos em políticas públicas. Diante desse cenário, Bira enfatizou a necessidade urgente de mobilizar toda a sociedade para encontrar soluções para o desenvolvimento do país, fortalecendo a indústria nacional e promovendo mais empregos e salários dignos.

Uma das propostas apresentadas foi a realização de um seminário nacional no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, com a participação de trabalhadores, empresários, governo e membros do Congresso Nacional. O objetivo seria aprofundar o debate e encontrar caminhos para a construção e efetivação do projeto de reindustrialização do país, conhecido como “Nova Indústria”, proposto pelo governo federal.

Ao final da reunião, Márcio Jerry reforçou a importância de levar esse debate para o Congresso e para a população em geral. “Pode contar como sempre com o apoio e empenho da nossa bancada”, afirmou, demonstrando o comprometimento do PCdoB com as questões levantadas pela CTB e com o desenvolvimento do Brasil.