Sintaema, 49 anos de luta por direitos e valorização

Foto: Sintaema.

Em 2024, os trabalhadores e trabalhadoras em água, esgoto e meio ambiente comemoram 49 anos da criação do seu sindicato, o Sintaema. Um Sindicato que sempre se pautou pela resistência e luta na defesa e ampliação dos direitos sociais, trabalhistas e conquistas das categorias que representa.

Neste ano, a comemoração ocorre em meio a uma intensa luta contra a destruição da Sabesp, maior empresa de saneamento da América Latina. O Sintaema, juntos com os trabalhadores e trabalhadoras, estão mobilizados contra o projeto entreguistas e de desmonte de Tarcísio de Freitas.

E não seria diferente. Nestas quase cinco décadas, o Sintaema – como uma entidade classista e de vanguarda – sempre atuou de forma incansável para preservar a Sabesp pública, contra o desmonte dos serviços públicos, em defesa da democracia e, sobretudo, para potencializar as expectativas e anseios da categoria que representa e ampliar seu escopo de atuação no cenário social e político de São Paulo e do Brasil.

O Sintaema também se firmou como um protagonista nacional da luta em defesa da água como bem público. Está na linha de frente da condução de bandeiras como a revisão do Marco Regulatório do Saneamento, pela reestatização da Eletrobras, contra a privatização da água e pela retomada de um projeto de desenvolvimento que tenha por centro gerar riqueza de forma sustentável, com valorização do trabalho e distribuição de renda.

É com muito orgulho que ressaltamos essa trajetória e reafirmamos nossa posição frente às lutas atuais. Não restam dúvidas de que o nosso Sindicato se constituiu como um agente essencial para a manutenção e ampliação dos direitos para os trabalhadores e trabalhadoras em água, esgoto e meio ambiente de São Paulo. O legado construído pelas direções passadas é um farol que norteia a atual direção na luta por mais conquistas e uma mudança social consequente.

Em 2024, o Sintaema escreverá mais um capítulo em sua aguerrida história de luta. Seguiremos firmes contra o projeto de destruição de Tarcísio de Freitas, pelo fortalecimento da CETESB e da Fundação Florestal, contra a mercantilização da água e pela valorização de toda a categoria da água, esgoto e meio ambiente. Nesta data, reafirmamos nosso compromisso de lutar com a mesma energia que lutamos desde o primeiro dia de vida do nosso Sindicato para enfrentar todas essas batalhas e garantir o resguardo do nosso patrimônio.

Parabéns a todos e todas que fazem do Sintaema essa grande potência do movimento sindical. Vida longa ao nosso Sindicato que nunca perdeu de vista a unidade e defesa da classe trabalhadora! Informações: Sintaema.