Mobilização pelo piso motivou quase dois terços das greves na educação em 2023

Foto: professores e servidores das Etecs e Fatecs em greve-Divulgação/Sinteps

Em 2023, professores e auxiliares técnico-administrativos da educação básica realizaram 296 greves, segundo o Sistema de Acompanhamento de Greves do Dieese (SAG-Dieese). Nas redes municipais, foram 251 mobilizações; nas redes estaduais, 38; e nos estabelecimentos privados de educação, sete.
A demanda pelo pagamento do piso salarial dos docentes – que deveria ter sido reajustado em 14,9% – ocupou quase dois terços das pautas reivindicatórias da educação (64%). Questões referentes ao reajuste dos salários vieram em seguida (42%).

Exceto pelas reivindicações sobre Plano de Cargos, Carreiras e Salários (22%), todos os outros itens apontaram para as condições em que as atividades são desempenhadas nas unidades escolares.
Quase um terço das greves (30%) foi realizada por aumento nos investimentos públicos em educação.

A melhoria das condições de trabalho, de forma geral, foi mencionada em 28% das mobilizações e do local de trabalho (climatização das salas de aula, reformas nas cozinhas, banheiros, quadras de esportes), em 20% das pautas. Por fim, a demanda pela contratação de mais profissionais, tanto docentes como técnico-administrativos, estava em 18% das greves.

Fonte: Dieese

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.